domingo, 15 de dezembro de 2013

ABC Futebol Clube


ABC Futebol Clube

ABC Futebol Clube é uma associação esportiva brasileira, fundada como clube de futebol por um grupo de jovens da elite potiguar no dia 29 de junho de 1915, no bairro da Ribeira, na cidade de Natal.
O ABC é a equipe brasileira com o maior número de títulos estaduais conquistados, são 52 ao todo. E além disso, é junto ao América Mineiro, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941. Entre clubes doNordeste, é o sexto melhor colocado no Ranking Nacional da CBF, sendo o primeiro entre os clubes potiguares, ocupando atualmente a trigésima colocação. 
Trata-se também do único clube do Rio Grande do Norte, e um dos poucos da Região Nordeste a possuir estádio próprio: o Estádio Maria Lamas Farache, conhecido informalmente como Frasqueirão, construído com o objetivo de ser a nova casa do clube, e inaugurado em 22 de janeiro de 2006.
O Mais Querido é um dos clubes que mais crescem no Nordeste, possui hoje um dos maiores programas sócio-torcedor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com mais de 11 mil sócios cadastrados entre adimplentes e inadimplentes.
Além disso, está, segundo o instituto Datafolha, entre as 47 maiores torcidas do Brasil, sendo a maior torcida do Rio Grande do Norte. Nessa mesma pesquisa, o clube aparece como a 27ª maior torcida do Brasil.
É o clube potiguar que mais recebeu apostas de Time do Coração na loteria Timemania, da Caixa Econômica Federal, nos anos de2009, 2010 , 2011 e 2012, atualmente é o quarto lugar do Nordeste e o décimo oitavo do Brasil.
O historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo chegou a criar um frase antológica sobre o time:

¨Numa cidade chamada Natal existe um povo chamado ABC¨.


Em 21 de julho de 2008 foi sancionada na cidade de Natal a lei n.º 9 107/2008, na qual fica definido que no dia 29 de junho de cada ano será comemorado o "Dia do ABC Futebol Clube" homenageando, dessa maneira, a data de fundação do mesmo.
Mascote
O mascote do ABC é o elefante. Até o final da década de 90 o alvinegro não possuía um mascote oficial, mas os torcedores e a imprensa potiguar acabaram, elegendo o paquiderme por representar a robustez do clube natalense. Ademais, o animal foi escolhido pois o estado do Rio Grande do Norte tem um formato parecido com a silhueta de um elefante. Porém, durante a gestão do Presidente Judas Tadeu Gurgel (não se sabe precisamente em que ano), o elefante foi oficializado como mascote do clube. Em 2010, o Departamento de Marketing do ABC, seguindo o receituário de Flamengo e Santos, "deu vida" ao mascote, criando os personagens Fantão e Fantinho, que fazem a alegria da torcida nas preliminares e nos intervalos dos jogos.

Estádio Frasqueirão
Localizado na Rota do Sol, mais precisamente no bairro de Ponta Negra, região nobre da cidade de Natal, o estádio do ABC ocupa 25.000 m² de um total de 110.000 m² da Vila Olímpica Vicente Farache.
Com capacidade para 18.000 torcedores, o Estádio Maria Lamas Farache, também conhecido como Frasqueirão, foi inaugurado no dia 22 de janeiro de 2006 em uma partida amistosa realizada entre ABC e Alecrim, tendo esta terminado em um empate por 1 x 1, com gols de Da Cunha para o Alecrim e Kel para o ABC. Todavia, o gol inaugural do estádio foi marcado pelo maior ídolo abcdista Alberí antes do jogo.
Seu recorde de público na partida final do Campeonato Potiguar de 2010, realizada entre ABC e Coríntians de Caicó. Neste jogo estiveram presentes nada menos que 17.857 pessoas, dos quais 16.150 representavam o público pagante


Nenhum comentário:

Postar um comentário