quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Potiguar de Mossoró - RN

Associação Cultural e Desportiva Potiguar

A Associação Cultural e Desportiva Potiguar, popularmente conhecido como Potiguar de Mossoró, é um clube brasileiro de futebol da cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. Manda seus jogos no estádio Nogueirão, com capacidade para 5.000 pessoas. O Potiguar é um dos maiores times do interior do Rio Grande do Norte, e também é dono da maior torcida do interior do estado.

História
O Potiguar foi fundado em 11 de fevereiro de 1945, fruto da fusão de dois clubes de Mossoró: o Esporte Clube Potiguar e a Sociedade Desportiva Mossoró.
Em 1951, o Potiguar veio a conquistar seu primeiro campeonato municipal. Dequinha (que mais tarde viria a jogar pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira) e Bira (que jogou no futebol europeu) foram os responsáveis pelas primeiras conquistas do clube.

Estreia estadual
Em 1974, o clube veio a participar de seu primeiro campeonato estadual. Estreou no dia 11 de agosto, enfrentando a equipe do ‎América e perdeu por 3 a 1.3 Em sua segunda partida, enfrentou o Alecrim, novamente derrotado, desta vez por 1 a 0, mesmo resultado no jogo contra o Riachuelo. Nesta primeira fase do campeonato estadual o clube veio a perder todos os jogos.
A superação veio no segundo turno: venceu por 3 x 0 o Alecrim; venceu por 1 x 0 o ABC e empatou de 1 x 1 com o Riachuelo, terminando em primeiro na chave, à frente do ABC. Classificou-se para as finais do turno, no qual obteve dois empates por 0 x 0 contra o ABC e ‎América, vencendo o Força e Luz por 1 a 0. Como houve empate nos pontos entre Potiguar, ABC e ‎América, foi necessária a disputa de uma decisão extra para se conhecer o campeão do segundo turno. O Potiguar perdeu por 1 x 0 do ‎América e empatou de 1 x 1 com o ABC, ficando na terceira posição.
No terceiro turno, a equipe ficou em segundo lugar. Os resultados foram: vitória por 2x1 contra o Riachuelo; derrota de 1x0 contra o ABC, vitória de 2x1 contra o ‎América, empate por 0x0 contra o ‎América e vitória de 2x1 contra o Força e Luz. Terminou o turno em segundo e, na classificação geral ficou na quarta posição.

Títulos Estaduais
O ano de 2004 ficou marcado na história de Mossoró, devido a dois fatos: a decisão da Copa RN entre as duas principais equipes da cidade e a inédita conquista do título estadual pelo Potiguar.

Na campanha do título do Campeonato Estadual, o Potiguar foi a melhor equipe da competição, vencendo seus jogos com um bom futebol apresentado. Com o apoio de sua torcida, a equipe venceu o clássico da cidade contra o Baraúnas por 1x0. O Potiguar terminou a 1° fase em 1° lugar no grupo do interior. Nas quartas de finais, a equipe eliminou o Caicó após dois empates. Nas semifinais, passou pelo São Gonçalo, com uma vitória de 1x0 em casa e um empate em Natal, classificando-se para a disputa do título contra o América. Na final, conquistou o título sobre o América, com direito a uma goleada por 4x0 em cima do adversário, na primeira partida da decisão, com um público de mais de 10 mil pessoas no Nogueirão.
Além de ter sido o primeiro clube de Mossoró a conquistar um título estadual, o Potiguar também teve o artilheiro do campeonato: Canindezinho - ídolo do Potiguar com 76 gols marcados na história do clube - marcou 14 gols na competição. A campanha do Potiguar em 2004 foi de 9 vitórias, 7 empates e 2 derrotas. Marcou 37 gols e sofreu 18.
O ano de 2013 marca o segundo título estadual do Alvirrubro mossoroense

Anos recentes
Em 2008, o Potiguar sagrou-se campeão da Copa Cidade do Natal, equivalente ao segundo turno do campeonato estadual do RN. Na final, no jogo de ida o time mossoroense venceu o América por 3x0 em pleno Machadão. No jogo de volta, apesar da derrota por 3x2 ficou com o título garantiu a vaga para final do campeonato. Na final o Potiguar enfrentou o ABC, que jogou por dois resultados iguais. O Potiguar acabou ficando com o vice-campeonato após dois empates por 2x2.

Time Macho no Brasil
Até hoje o Potiguar foi a única equipe do interior do estado do Rio Grando do Norte a participar de uma edição de Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Em 1979, a equipe mossoroense ficou no grupo F, ao lado do FortalezaFerroviárioABCAmérica de NatalCRBCSA e ASA de ArapiracaLeônico da Bahia e Itabaiana. A equipe alvirrubra disputou nove jogos, conquistando duas vitórias, três empates e quatro derrotas, somando 7 pontos, marcando cinco gols e sofrendo dez.
·         Em todos os Campeonatos Brasileiros, o Potiguar já disputou 104 partidas, obtendo 29 vitórias, 23 empates e 52 derrotas, marcou 108 gols e sofreu 161.
·         Na Copa do Brasil, o Potiguar disputou 6 partidas, obtendo 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. No total, marcou 07 gols e sofreu 17.
A maior goleada que o Potiguar aplicou em uma competição nacional foi sobre o Limoeiro CE, pela Série C de 1998, 4x0 no Estádio Nogueirão, em Mossoró.
Maior sequência de vitórias: 05 (cinco): no Campeonato Brasileiro da Série C de 1999: 2×1 no Botafogo PB, 2X1 no Fortaleza CE, 1×0 no Tocantinópolis TO, 2×0 no Fortaleza CE e 1×0 no Moto Club MA
Superação
No ano de 2013, o Time macho começa o estadual de pé esquerdo, com a morte do jogador Neto Maranhão, o elenco e os torcedores ficaram muito abalados e de qualquer maneira queriam dar um 'presente' ao então jogador. Foi aí que o alvirrubro mossoroense começou a caminhada rumo ao título estadual, logo na fase preliminar conseguiu a 2° colocação e de quebra a vaga na Copa do Brasil. No 1° turno não apresentou o bom futebol que tinha apresentado na fase preliminar, mas no 2° e último turno o time macho foi com tudo, conquistando o 1° lugar desbancando o então 'favorito da capital' o ABC. E não parou por aí, com a 1° colocação o alvirrubro levou a decisão da Copa Cidade de Natal pra mossoró, onde ganhou por 2 a 1 do América de Natal, e daí veio mais duas conquistas as vagas da Copa do Nordeste 2014 e do Campeonato Brasileiro da Série D de 2013. Com a conquista da Taça cidade de Natal, o Potiguar foi decidir o Campeonato com o mesmo América, ai veio a surpresa pra muitos, como tinha empatado o 1° jogo em mossoró por 2 a 2, o time macho foi decidir lá em natal, em um jogo muito movimentado a equipe natalense saiu na frente, mas eles não esperavam que o time macho fizesse um gol no finalzinho do (1a1) 2° tempo, que levava decisão pros pênaltis, onde o TIME MACHO saiu vitorioso em um placar de 5 a 4 tornado-se BI CAMPEÃO ESTADUAL, sendo o único time do interior do Rio Grande do Norte a conseguir este feito, que ficará pra história.


Palmeira Futebol Clube

Palmeira Futebol Clube da Una


A Palmeira Futebol Clube da Una é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade deGoianinha, no estado do Rio Grande do Norte. Suas cores são o Verde e o Branco. O clube manda os seus jogos no José Nazareno do Nascimento, mais conhecido como Nazarenão, que tem capacidade de público de 6.500 pessoas.


História
O clube foi fundado no dia 23 de Junho de 1959.
Em 2010, o clube terminou em segundo lugar o Campeonato Potiguar da Segunda Divisão e assim, garantiu o acesso ao principal campeonato do estado.



Títulos
Vice-campeão do Campeonato Potiguar - 2ª divisão2010.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Alecrim Futebol Clube

Alecrim Futebol Clube
Alecrim Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, conhecido apenas como Alecrim, com sede em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. O clube potiguar é heptacampeão estadual. O verdão tem ao todo 10 participação em campeonatos nacionais, sendo a mais recente em 2010, na série DVerde e branco são suas cores. Foi fundado em 15 de agosto de1915, um dos seus fundadores é o ex-presidente do BrasilCafé Filho, ainda atuou de goleiro na equipe esmeraldina.


História
No dia 15 de agosto de 1915 um grupo de rapazes formado por Lauro Medeiros, Pedro Dantas, Cel. Solon Andrade, José Firmino, Café Filho (ex-Presidente da República e ex-goleiro do Alecrim em 1918 e 1919), Lauro Medeiros, Humberto Medeiros, Gentil de Oliveira, José Tinôco, Juvenal Pimentel e Miguel Firmino, em reunião realizada na casa do Cel. Solon Andrade, fundaram no então longínquo bairro do Alecrim, próximo da atual Igreja São Pedro, o Alecrim FC. A ideia inicial que motivou a fundação do clube esmeraldino tinha como objetivo principal ajudar de forma filantrópica as crianças pobres do bairro que lhe deu origem.
Alguns “pesquisadores” afirmam que o Alecrim foi fundado em 15 de agosto de 1917. Entretanto, no dia 26 de setembro de 1916, o jornal A República n.º 215 publicava a seguinte notícia na coluna “Várias”: “No bairro do Alecrim, alguns moços fundaram o Alecrim Foot Ball Club que manterá uma escola noturna gratuita para o ensino às crianças pobres daquele bairro. Louvamos a iniciativa dos jovens daquela associação, que por esta forma esforçam-se para extinguir o analfabetismo que em grande escala se desenvolve no nosso pais” (grafia da época).
Apesar desta notícia ter sido publicada em 1916, isto não significa que o Alecrim Futebol Clube tenha sido fundado nesse ano, pois como a cidade do Natal se concentrava praticamente na Ribeira, e o Alecrim – chamado de bairro novo – localizava-se na zona rural de Natal, é possível que a notícia tenha sido publicada com atraso, pois como pesquisador observamos que certas notícias – de acordo com o interesse da imprensa – muitas vezes eram publicadas um ano após o fato. Recentemente, o historiador Alberto Medeiros durante o desenvolvimento de sua pesquisa sobre a história do clube alecrinense, encontrou na Federação Norte-rio-grandense de Futebol(FNF), papel timbrado da década de quarenta com a data de fundação do Alecrim F.C. de 15 de agosto de 1915.
Além disso, na época, jogadores e torcedores de ABC e América de Natal faziam parte da elite da cidade, enquanto o Alecrim FC era composto basicamente de negros e descendentes de índios, o que os expunham a todo tipo de preconceito, que aliás, era muito comum no início do desenvolvimento do esporte bretão em nosso país.
O Alecrim nos anos sessenta era chamado de “o vingador” do futebol do Rio Grande do Norte, pois os times de outros estados quando vinham a Natal ganhavam de ABC e América de Natal e perdiam para o esquadrão esmeraldino. Exemplo de força do clube verde nesta década foi o caso do Rampla Júnior do Uruguai que numa excursão ao Brasil estava invicto: 0 a 0 com o Americano (RJ); 2 a 1 no Democrata de Governador Valadares (MG); 2 a 0 no Fortaleza (CE); 1 a 1 com o Treze (PB); 2 a 2 com o Náutico de Recife; vindo a perder finalmente para o Alecrim por 1 a 0 com gol do artilheiro Rui.
Os grandes dirigentes, baluartes e abnegados da história do Alecrim foram: Bastos Santana, Severino Lopes, Humberto Medeiros, Cel. Veiga, Cel. Pedro Selva, Clóvis Mota, Walter Dore, Brás Nunes, Rubens Massud, Wober Lopes Pinheiro, Gabriel Sucar, Cel. Solon Andrade, além do grande patrono Monsenhor Walfredo Gurgel (nome da atual sede campestre do clube). Foi na gestão do Governador Walfredo Gurgel que foi doado o terreno da Av. Alexandrino de Alencar, posteriormente vendido ao Ministério da Marinha que proporcionou recursos para a compra do terreno da atual sede campestre.  


Curiosidades
O Alecrim teve em sua história um presidente do Brasil que vestiu a camisa do clube — Café Filho, que atuava como goleiro e inclusive participou da fundação do Alecrim.

O Alecrim teve a honra que ter contado com Garrincha que por uma partida, que no dia 4 de fevereiro de 1968 jogou no Juvenal Lamartine com a camisa 7 do Alecrim num amistoso contra o Sport de Recife, que venceu por 1x0, gol de Duda. Público de mais de 6 mil pagantes, renda de Cr$ 21.980,00. Alecrim formou com Augusto, Pirangi, Gaspar, Cândido e Luizinho, Estorlando e João Paulo, Garrincha (Zezé), Icário, Capiba (Tarciso) e Burunga. Nesse amistoso, o Sport lançou, para testes, Garcia (RAC) e Evaldo (América), formando com Delcio, Baixa, Bibiu, Ticarlos e Altair, Valter e Soares, Bife, Cici, Duda (autor do gol) e Canhoto.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

América Futebol Clube

América Futebol Clube (Rio Grande do Norte)

América Futebol Clube, mais conhecido como América de Natal, é uma clube multidesportivo de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Fundado em 14 de julho de 1915 na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, no bairro da Cidade Alta, tem como modalidade esportiva principal o futebol. Atualmente, além do futebol, o clube trabalha com o futsal, basquete paraolímpico e futebol americano, nesses dois último esporte recebendo o nome de América Tigres e América Bulls, respectivamente. As cores do clube, presentes no escudo e na bandeira oficial, são vermelho e branco. Suas cores iniciais eram azul e branco. Na época era comum nomear os clubes de futebol com homenagens aos locais de origem, no caso do América Futebol Clube se deu a homenagem ao continente americano. Hoje, sua sede social se localiza no bairro do Tirol.



O título mais importante conquistado até agora é a Copa do Nordeste de 1998. Dos clubes potiguares, é o com mais destaque nacional, com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro, destaca-se por ter sido o primeiro vencedor estadual em 1919,1 e por ser o único do Rio Grande do Norte a participar de uma competição internacional, a extinta Copa Conmebol,2 (atual Copa Sulamericana). Ainda foi vice-campeão da 2ª divisão do campeonato brasileiro de 2006.

No Futsal, o América de Natal é vice-campeão brasileiro (Taça Brasil de Futsal), tricampeão do Nordeste e maior vencedor do RN, 38 estaduais e metropolitano. No basquete, este ano (2013), o clube conquistou o tricampeonato do Nordeste e garantiu o 3º lugar no Campeonato Brasileiro. No futebol americano, a equipe foi campeã do Nordeste em 2009 com uma campanha invicta, atualmente o clube foi vice-campeão da Divisão Nordeste no Campeonato Brasileiro.


Torcidas organizadas
Torcida Máfia Vermelha
O Grêmio Recreativo Sócio Cultural Torcida Máfia Vermelha (TMV) foi fundado no ano de 1991 por Aécio Franklin de Albuquerque Júnior e por mais alguns jovens que naquela época sentiram a vontade de criar a torcida organizada, sempre de um nutriram grande sentimento de afeto pelo América Futebol Clube da cidade de Natal-RN, a TMV é caracterizada como uma torcida espetacular ,que acompanha o clube em todos os momentos.

"O que víamos nos estádios era uma grande torcida, que comparecia, mas que na maioria do tempo de jogo se postava de forma arredia, ou seja, torcedores que só sabiam cobrar de nossos jogadores, de nossa diretoria, mas que não incentivavam, não ajudavam, principalmente em jogos chamados clássicos"
Após a sua fundação, a TMV se expandiu rapidamente nas arquibancadas do Machadão, atingindo um número significativo de associados. O próximo passo era a formação de alianças com torcidas amigas , o que acabou por acontecer rapidamente.
Assim sendo, causou um grande choque no nosso próprio América Futebol Clube, a primeira aliança que a TMV fez com os Leões da TUF, quando em um jogo do Fortaleza em nossa cidade, ao passo que demos continuidade e hoje a TMV não só tem a TUF como aliada, assim como muitas outras como Inferno Coral (Santa Cruz/PE), dentre outras.
Frente Radical
Formada no início de 2007 por um grupo fanático de americanos, que sempre assistiam aos jogos do Mecão juntos, a Frente Radical teve sua presença oficial no Machadão, no dia 24/06/2007, jogo contra o Fluminenseválido pelo Campeonato Brasileiro 2007, tem como base na sua ideologia o apoio incondicional ao clube como: A compra de materiais oficiais, a adesão do titulo de sócio patrimonial como o sócio torcedor e apoiar o América Futebol Clube os 90 minutos de partida, sem intervalo. Essas são as características da Frente Radical, que não é uma torcida organizada e que foi pioneira no estilo de torcer, nas arquibancadas espalhadas pelo Rio Grande do Norte. A Frente Radical fica localizada no setor da geral do Machadão, e tem suas prévias feitas no Portão 4, horas antes de cada partida.
Os Loucos do Mecão
Fundada em 2011 por um grupo de amigos que tinham como missão acompanhar os jogos do ORGULHO DO RN, seja dentro ou fora do estado. O grupo foi crescendo e cada vez mais ganhando novos admiradores. O grupo tem como valores a confraternização de seus membros e o apoio incondicional ao América Futebol Clube.


domingo, 15 de dezembro de 2013

ABC Futebol Clube


ABC Futebol Clube

ABC Futebol Clube é uma associação esportiva brasileira, fundada como clube de futebol por um grupo de jovens da elite potiguar no dia 29 de junho de 1915, no bairro da Ribeira, na cidade de Natal.
O ABC é a equipe brasileira com o maior número de títulos estaduais conquistados, são 52 ao todo. E além disso, é junto ao América Mineiro, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941. Entre clubes doNordeste, é o sexto melhor colocado no Ranking Nacional da CBF, sendo o primeiro entre os clubes potiguares, ocupando atualmente a trigésima colocação. 
Trata-se também do único clube do Rio Grande do Norte, e um dos poucos da Região Nordeste a possuir estádio próprio: o Estádio Maria Lamas Farache, conhecido informalmente como Frasqueirão, construído com o objetivo de ser a nova casa do clube, e inaugurado em 22 de janeiro de 2006.
O Mais Querido é um dos clubes que mais crescem no Nordeste, possui hoje um dos maiores programas sócio-torcedor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com mais de 11 mil sócios cadastrados entre adimplentes e inadimplentes.
Além disso, está, segundo o instituto Datafolha, entre as 47 maiores torcidas do Brasil, sendo a maior torcida do Rio Grande do Norte. Nessa mesma pesquisa, o clube aparece como a 27ª maior torcida do Brasil.
É o clube potiguar que mais recebeu apostas de Time do Coração na loteria Timemania, da Caixa Econômica Federal, nos anos de2009, 2010 , 2011 e 2012, atualmente é o quarto lugar do Nordeste e o décimo oitavo do Brasil.
O historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo chegou a criar um frase antológica sobre o time:

¨Numa cidade chamada Natal existe um povo chamado ABC¨.


Em 21 de julho de 2008 foi sancionada na cidade de Natal a lei n.º 9 107/2008, na qual fica definido que no dia 29 de junho de cada ano será comemorado o "Dia do ABC Futebol Clube" homenageando, dessa maneira, a data de fundação do mesmo.
Mascote
O mascote do ABC é o elefante. Até o final da década de 90 o alvinegro não possuía um mascote oficial, mas os torcedores e a imprensa potiguar acabaram, elegendo o paquiderme por representar a robustez do clube natalense. Ademais, o animal foi escolhido pois o estado do Rio Grande do Norte tem um formato parecido com a silhueta de um elefante. Porém, durante a gestão do Presidente Judas Tadeu Gurgel (não se sabe precisamente em que ano), o elefante foi oficializado como mascote do clube. Em 2010, o Departamento de Marketing do ABC, seguindo o receituário de Flamengo e Santos, "deu vida" ao mascote, criando os personagens Fantão e Fantinho, que fazem a alegria da torcida nas preliminares e nos intervalos dos jogos.

Estádio Frasqueirão
Localizado na Rota do Sol, mais precisamente no bairro de Ponta Negra, região nobre da cidade de Natal, o estádio do ABC ocupa 25.000 m² de um total de 110.000 m² da Vila Olímpica Vicente Farache.
Com capacidade para 18.000 torcedores, o Estádio Maria Lamas Farache, também conhecido como Frasqueirão, foi inaugurado no dia 22 de janeiro de 2006 em uma partida amistosa realizada entre ABC e Alecrim, tendo esta terminado em um empate por 1 x 1, com gols de Da Cunha para o Alecrim e Kel para o ABC. Todavia, o gol inaugural do estádio foi marcado pelo maior ídolo abcdista Alberí antes do jogo.
Seu recorde de público na partida final do Campeonato Potiguar de 2010, realizada entre ABC e Coríntians de Caicó. Neste jogo estiveram presentes nada menos que 17.857 pessoas, dos quais 16.150 representavam o público pagante