domingo, 26 de janeiro de 2014

Arena das Dunas

Arena das Dunas

Arena das Dunas é um estádio multiuso localizado na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Além de partidas de futebol, o complexo tem a capacidade de abrigar eventos de grande porte, exposições e lojas comerciais. A estrutura foi inaugurada em 22 de janeiro de 2014, depois de 29 meses de obras, no lugar do Estádio João Machado. É gerida pela OAS Arenas.
Localizada no bairro de Lagoa Nova, entre a BR-101 e a Av. Prudente de Morais, duas importantes artérias viárias da cidade, a arena foi viabilizada através de uma Parceria Público-Privada entre a OAS Engenharia e o governo do estado, tendo a finalidade precípua de sustentar a candidatura da capital potiguar para a Copa do Mundo FIFA de 2014, onde receberá quatro partidas do evento mundial.
Posteriormente projetada para ter uso variado, se viabilizando financeiramente, o complexo tem a capacidade de 32.000 espectadores. Durante a Copa do Mundo, a arena contará arquibancadas flexíveis, que permitirá a expansão para 42 mil assentos. A arquitetura do estádio, inspirada nas dunas do Rio Grande do Norte, foi projetada pela empresa estadunidense


Histórico
Em 2007, quando o Brasil foi definido como sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, Natal se lançou como candidata a uma das sedes do evento. Inicialmente, foi apresentado um projeto chamado "Estádio Estrela dos Reis Magos", que seria localizado no município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, com arquitetura inspirada no Forte dos Reis Magos e capacidade inicial para 45.000 pessoas, preservando assim o Estádio João Machado (Machadão) na capital. Contudo, meses depois, o Governo do Estado lança um novo projeto para viabilizar fortemente a candidatura da cidade na Copa do Mundo.
Projetado pela norte-americana Populous, o complexo trouxe um novo projeto com um novo desenho, com capacidade para 32.000 espectadores, inspirado nas dunas do Rio Grande do Norte, incluindo ainda a construção de um novo centro administrativo, edifícios comerciais e uma lagoa. Para isso, seriam demolidos, além do Machadão, o Ginásio Humberto Nesi (Machadinho),Kartódromo de Natal, centro administrativo e o Presépio de Natal.

Apesar do novo projeto, o governo do estado encontrou dificuldades na viabilização da arena. Com problemas na licitação, somente concluída em 11 de março de 2011, a Arena das Dunas foi a última, dos doze estádios da Copa do Mundo, a ter a suas obras iniciadas, em 15 agosto de 2011, pela vencedora da licitação: Grupo OAS (Consórcio Arena Natal). Depois da confirmação como sede da copa, o governo estadual descartou a construção do complexo de edifícios ao redor da Arena, sendo demolidos somente o Machadão, Machadinho e o kartódromo.
Com a inauguração em 31 de dezembro de 2013, o estádio foi inaugurado 22 dias depois, em 22 de janeiro de 2014, em solenidade com participação da presidente Dilma Rousseff e do secretário-geral da FIFAJérôme Valcke. A primeira partida de futebol está prevista para ser realizada em Hoje, 26 de janeiro do mesmo, em uma rodada dupla, entre América-RN e Confiança - SE, pela Copa do Nordeste; e ABC e Alecrim, pelo Campeonato Potiguar.

Onde reunirá as maiores torcidas do Rio Grande do Norte.







Prêmios
O estádio venceu o 6º Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obra Pública e o prêmio Master (geral). É tido como o mais importante da categoria na América. É também, segundo a revista Veja, o estádio mais "verde" e "sustentável" entre os projetados para a Copa.
Copa do Mundo FIFA de 2014
A Arena das Dunas receberá quatro jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014, sendo os quatro jogos da fase inicial .

Data
Horário (UTC−3)
Equipe 1
Equipe 2
Rodada
13 de junho de 2014
16:00
X
16 de junho de 2014
12:00
X
19 de junho de 2014
19:00
X
24 de junho de 2014
22:00
X

Status da obra

Licitação foi concluída em 11 de março de 2011, com a escolha da construtora OAS para realizar as obras e gerenciar o estádio. Para isso a empresa contará com o apoio da Amsterdam Arenas. O projeto básico foi concebido pela empresa internacional Populous Architects. Licitação definiu o prosseguimento do projeto executivo. Arquibancadas flexíveis permitirão remover parte dos 45 mil assentos do estádio.